Hermínio Chissano, também conhecido como Duas Caras, é um rapper moçambicano nascido em 1978 no bairro do Aeroporto, na periferia da cidade de Maputo. Ele começou a se envolver com o rap nos meados dos anos 90. Durante sua adolescência, desenvolveu uma paixão pelo rap, tendo o rapper americano Jay-Z como seu ídolo.
Como um jovem sereno e introvertido, Duas Caras encontrou no rap uma forma de se expressar criativamente. Em 1997, ele fundou o grupo "Tropas do Futuro" junto com Denny OG, Dj Damost, Stuped Man e N´Star. Quando o grupo se desfez, ele formou a Gpro com Djo e Cem Paus (ex-Stuped Man). Em 2003, a Gpro lançou de forma independente o álbum "Um passo em frente", no qual Duas Caras demonstrou um estilo de rap consciente e educativo, revelando-se como um letrista distinto com rimas elaboradas e metáforas.
Após dois anos de sucesso nacional e internacional com a GPRO, Duas Caras deixou o grupo por diversos motivos, impactando seus fãs e a cena de hip-hop em Moçambique. Ele se juntou ao projeto "Extaka Zero" como Xkopeta e lançou o álbum "Do Rovuma ao Maputo" com N´Star e Jay Pee, combinando ritmos locais com rap.
Em 2006, Duas Caras retornou à GPRO, lançando a música "De volta a casa" em sua volta. Contudo, isso foi acompanhado por polêmica, e ele respondeu com músicas como "Sujo Sujo" para aqueles que o acusaram de traição. Lançou várias outras músicas, incluindo "Cú Gordo", "Dzukupandza", "1º freestyle do ano" e "Presidência Aberta".
Duas Caras deixou a Gpro novamente, lançando um single de forma independente, mas voltou pouco depois, retomando sua posição como principal artista ao lado de Trez Agah.
Em 2015, lançou o single "Dinda" com o cantor Twenty Fingers. Em 2018, lançou o EP "Duditos Way (O Homem Que Chegava Tarde)", inspirado no filme norte-americano "Carlito’s Way".
Em dezembro de 2020, lançou seu primeiro álbum de estúdio, intitulado "Djundava". Em março de 2022, lançou um EP chamado "Afromatic", que inclui faixas como "LOCKDOWN" e "PANTHERA" com a participação do rapper Azagaia e o cantor Ras Haitrm.
DISCOGRAFIA
Álbuns de estúdio
- Djundava (2020) EPs
- Afromatic (2022)
Álbuns Colaborativos
- (2004) Um Passo Em Frente - CD
- (2006) Do Rovuma ao Maputo – Extaka Zero
- (2009) Mixtape da GPro - Mixtape
- (2009) Kara Boss - Single
- (2010) Na Linha da Frente - CD
- (2011) Tondje Mcee - EP
- (2012) Forever - Single
- (2013) Foreva - CD
- (2017) Duditos Way - EP

Comentários
Enviar um comentário